You should try it sometime...
Vinícius de Moraes... meu co-libriano! hahahaha.. gostava de uma birita, sabe? Ele dizia "
Nunca fiz amigo numa leiteria"... e tem aquela famosa: "
O whisky é o cachorro engarrafado"... hahaha
O fato é que beber faz a gente sorrir, né? Nem que seja de tanto chorar... E "sorrir e chorar" tá meio naquela linha do "amor e ódio"... aliiii pertinho pertinho!
Uma cantora chamada Olívia Byington disse uma vez que só de ouvir "Wave", de Tom Jobim, era impossível não sorrir: "
Vou te contar... os olhos já não podem ver... coisas que só o coração pode entender..."
Tem tanta coisa que faz sorrir! Que maravilha... ah! Que maravilha que sorrir é!
Roberto Carlos levou este conceito às massas quando cantou: "Se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi." Bravo, Roberto! Não é à toa que foi longe!
Muuuuuita coisa me remete à palavra sorriso. E à imagem de um sorriso. Tenho uma foto na casa da minha mãe... de quando eu era pequena...usando uma roupa de marinheira azul e branca... Não sei que evento era esse e acho que devia ter uns 7 anos mais ou menos. Acho que a minha mãe me achava especial - como toda mãe deve achar seu filho, claro - mas não sei se ela JÁ sabia que eu era diferente naquela época, ou o QUANTO de diferente... (ela não ia gostar de ler aqui que eu saio dizendo que sou diferente! hahahahahaha) e não sei se ela teria incentivado se soubesse o quão diferente eu me tornaria... no meu modo de ser e de pensar... porque isso, de pensar muito.. pensar sempre.. sentir muito.. sentir sempre... isso sempre me afastou e me aproximou das pessoas de formas que não sei explicar...
Anyway! Terra chamando!!! Câmbio!!! Então! Eu estava de roupinha de marinheira azul marinho com branco... e todas as outras crianças estavam de branco com azul marinho... eu era uma coisinha azul na multidão.. um pontinho azul? Eu! Mas eu sei porque lembro disso, não dá para ver nesta foto que é só de rosto. Nesta foto dá para ver um sorriso. Um sorriso lindo. Genuíno. Um sorriso que tira meu fôlego hoje quando me ponho a lembrar dele.
E isto me faz lembrar um outro sorriso. Um sorriso de uma música. Oswaldo Montenegro canta/recita uma música/poesia chamada "Metade"que eu simplesmente NÃO consigo ouvir OU recordar sem lembrar da minha foto de marinheira e vice-versa... Porque tem um trecho que diz assim: "
Que o espelho reflita em meu rosto um doce sorriso que me lembro ter dado na infância".
...
E para não ficar triste, mudo a vibração do pensamento!
E sorriso me remete aos bons momentos de festa e alegria que dividi com meus amigos. Que "dirmantelo"! hahahahha... E volto a Vinícius de Moraes... porque "
quem já passou por essa vida e não viveu, pode ser mais, mas sabe menos do que eu, porque a vida só se dá pra quem se deu, pra quem amou, pra quem chorou pra quem sofreu...."
E quem sofre hoje, amanhã - pode ter CERTEZA - irá sorrir... porque tem um provérbio que aprendi quando adolescente que dizia: "O sofrimento de hoje é a piada de amanhã"... e este danado desse provérbio tem se provado certo ao longo de muitos anos. É incrível!
Então já ri de dores de cotovelo que cicatrizaram, já ri de fofocas que perderam a "validade", já ri de amores não correspondidos que se tornaram correspondidos tarde demais....
Já ri de uma queda no meio da rua (mas só quando levantei!), de uma palavra dura (não exatamente, mas do bafo de onça ou do corte de cabelo bizarro de quem a pronunciou), já ri da atual do meu ex (que todas as minhas amigas garantem que é mais feia que eu e que se veste super mal!)... já ri até de doença séria (porque depois que a gente fica bem é tudo engraçado, até pururuca de sarampo!)
Sorrir é o que há!
Encontrar aquele primo distante ou aquela amiga de infância e lembrar os jogos e as brincadeiras.. os tombos e as brigas bobas... Encontrar a babá ou professora que não víamos há anos e ouvirmos todas aquelas histórias de como éramos levados, inteligentes e especiais... Sentar com as amigas e fazer a simulação da festa de ontem desde o momento em que chegamos até o momento em que a última estava sóbria! hahahahahahaha
Se pararmos para pensar temos muitos e bons motivos para sorrir.
Lembrar de alguém que amamos: pai, mãe, filhos, netos, irmãos, avós, tios, primos, amigos, cachorro, papagaio, piriquito, gato, furão, chinchila! Ah... namorado.. hahaha pra quem tem! noivo, marido, e até ex! Pensar numa música, num lugar, numa viagem, num show...
Músicas em especial me fazem sorrir...
É preciso estarmos atentos... o ser humano tem uma memória infinitamente maior e mais voltada para a dor e para a amargura do que para a felicidade e a alegria. É genético e histórico. Ponto. Também nossa tolerância para o pior é maior. Estamos preparados física e psicologicamente para aguentar o tranco! Se está tudo bem pensamos: "Está tudo muito bom para ser verdade... algo ruim está para acontecer" ou "O que será que vai acontecer agora?" ou ainda "Tenho que ficar atento!".
Mas não precisamos ser assim! Sabia que no evangelho espírita tem uma passagem que diz que Deus criou todos os homens iguais para a dor para que nenhum faça mal ao outro argumentando a ignorância do que estava fazendo e de seus efeitos? Todos são igualmente suscetíveis a dor... mas ao bem nós reagimos de formas distintas!
Isso significa, na minha opinião, que podemos experimentar a alegria e colher os mais belos e diversos resultados sempre, sempre e sempreeeeeeeee! Infinitamente... Nos surpreendendo! Supreendendo uns aos outros! Que temos a obrigação de evitar a tristeza e a dor... e de buscarmos a alegria dentro de nós, em nossos entes queridos, amigos e no nosso próximo! Temos que sorrir e levar o sorriso... porque cada sorriso que levarmos é único e diferente. Não existe um sorriso igual ao outro no mundo!
Então é isso! Se surpreenda! Sorria! Escute uma música que você gosta, encontre alguém que lhe divirta! Faça uma boa ação! Faça uma loucura! Porque uma coisa é certa: SORRIR É O QUE HÁ!