Todo mundo é lobo por dentro (Petulante)
Todo mundo é lobo por dentro
ninguém é lobo mau (pra sempre)
Tem gente que nasce lobo?
Responda você!
Você me disse que eu sou petulante, né?
Acho que sou sim, viu!?
Como a água que desce a cachoeira e não pergunta se pode passar!
Você me disse que meu olho é duro como faca...
Acho que é sim, viu?!
Como é duro o tronco da mangueira onde você precisa se encostar.
Você me disse que eu destruo SEMPRE a sua mais romântica ilusão.
E que destruo sempre com minha palavra o que me incomodou...
Acho que é sim, viu?
Como fere e faz barulho o bicho que se machucou...
COMO FERE E FAZ BARULHO O BICHO QUE SE MACHUCOU, VIU?
Oswaldo Montenegro
Todo mundo é lobo por dentro
ninguém é lobo mau (pra sempre)
Tem gente que nasce lobo?
Responda você!
Você me disse que eu sou petulante, né?
Acho que sou sim, viu!?
Como a água que desce a cachoeira e não pergunta se pode passar!
Você me disse que meu olho é duro como faca...
Acho que é sim, viu?!
Como é duro o tronco da mangueira onde você precisa se encostar.
Você me disse que eu destruo SEMPRE a sua mais romântica ilusão.
E que destruo sempre com minha palavra o que me incomodou...
Acho que é sim, viu?
Como fere e faz barulho o bicho que se machucou...
COMO FERE E FAZ BARULHO O BICHO QUE SE MACHUCOU, VIU?
COMO FERE E FAZ BARULHO O BICHO QUE SE MACHUCOU...
Todo mundo é louco por dentro
Ja viu alguém normal
Pra sempre?
Tem gente que nasce louca?
responda você!
Essa música dispensa comentários, né? Todo bicho que fere, foi em algum momento ferido.
Um animal acuado é uma situação delicada e tensa de lidar... e somos todos o quê? A única diferença é o grau... o tanto que fomos e somos feridos... o tanto que temos medo OU que nos tornamos ariscos.
Uns reagem de um modo, outros do outro.
Tem uma expressão conhecida na roça que diz "cachorro mordido de cobra tem medo de pau". Significa que o trauma do animal é tão grande, maaas tão grande, que de ver um pedaço de pau ele lembra da cobra e tem medo! E entra na defensiva.
Muita gente conhece a frase famosa: "o que importa não é o que lhe acontece, mas o que você faz do que lhe acontece". Quer a REAL? O importante é que depois que coisas ruins lhe acontecem, o que você faz disso é se tornar um bicho DESCONFIADO que acha que a melhor defesa é o ataque (meu caso, normalmente... Droga! Nem me fale.. eu sei que é uma meleca!) ou que corre léguas com medo de se magoar, mesmo que perca grandes oportunidades e deixe de viver situações únicas.
"Se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi" (Roberto Carlos)
Sabe aquela pessoa feliz e sorridente, mongol e satisfeita, cheia de sonhos cor de rosa que dá bom dia a todo mundo e acha que todo o mal do mundo foi "sem querer"??? A gente olha pra ela, sorri, pensa que é bem bonitinho isso, que até queria ser assim... mas que aquilo ali "é falta de peia!" Vai ter bom humor assim toda hora na casa do chapéu, né?! CANSA!!! Quem levou porrada da vida pode até sair espalhando flores e sorrisos de vez em quando, pode ser otimista e uma excelente companhia, mas quando chega um momento de colocar à prova aquelas qualidades humanas com as quais já se decepcionou tantas vezes... bota um sorriso na boca, a esperança no coração e o colete à prova de balas, que de bobo não tem nada!
"Eu dou um boi pra não entrar numa briga. E uma boiada pra não sair dela" (Autoria desconhecida)
Essa música de Oswaldo Montenegro... que inaugurou o post, reflete a necessidade de sermos fortes que todos achamos que temos... mas não sabemos exatamente como exercitar.. e acabamos mesmo é metendo os pés pelas mãos e ferindo outras pessoas, porque fomos feridos por ela ou por outro alguém em algum momento.
Não queremos, e não SOMOS... mas agimos como se fôssemos PETULANTES porque queremos ver se o outro é capaz de enxergar nosso verdadeiro eu... E a pessoa não entende nada e PEEEEEEEEEEEM! Reprovada no teste. You failed. E isso nos deixa arrasados...
Começamos empolgados, pensando em mil coisas e construindo mil castelos sobre as nuvens! E aí começamos os testes... E a outra pessoa não adivinha o que estamos pensando (a culpa é dela, claro! hahahahahaha Era pra adivinhar!) E ficamos na dúvida, suspeitando que o outro não está disposto a nos acompanhar, seja até Taj Mahal seja até a caixinha de papelão embaixo da ponte, viramos uma avalanche.
Acabamos concluindo que somos nós que nos dedicamos mais, que nos esforçamos mais. Duvidamos das habilidades de comunicação do outro e começamos a focar nos seus defeitos.... Já estamos querendo nos proteger também... por isso que é importante ver que o outro não vai dar conta! Pensamos assim e saímos despejando toda aquela frustração... toda aquela dor, todo aquele desamparo que estamos sentindo... não medimos palavras nem gestos nem nada... saímos exatamente "como a água que desce a cachoeira e não pergunta se pode passar..."
Podíamos ter pensado que estava cedo para avaliar alguém ou que ele também tem seus medos, traumas, inseguranças... mas não! Podíamos ter parado e pensado SE nossas habilidades de comunicação são boas assim... Mas nãããããão! Somos ótimos conhecedores do ser humano e o problema é que se fulano ou siclana realmente quisesse alguma coisa ele estaria agindo diferente... Diferente como? E se ele ou ela pensar assim e esperar que você haja diferente? Sabe o problema qual é? Todo mundo tem medo. Como reagimos ao medo é que varia.
Depois que essa enxurrada de palavras e lágrimas e expectativas frustradas destruiu nossos castelos de sonhos, nos fez sentir idiotas, ingênuos... passamos a ter pena de nós, do mundo, das pessoas! Mas não aceitamos isso! Começamos a pensar no que deu errado. Ficamos divididos entre o "eu já sabia" e o "eu ACREDITEI"... Identificamos nossos erros, mas tendemos a minimizá-los diante dos erros do outro. E ele vai fazer exatamente a mesma coisa. Resultado: os dois continuam com sua razão. Conclusão: Não vai ter conclusão... alguém tem que ceder... Por que não podem os dois cederem? Sei lá. As vezes acontece.
Toda aquela pureza se reverte em frieza, em vazio, em cansaço! Nem é raiva, nem mágoa... É o nada. É olhar pro outro e pensar que a gente queria tão POUCO! E estava disposto a dar TANTO... e ainda assim por covardia, por comodismo, por insegurança, por egoísmo, por ignorância, por fraqueza, por burrice, ou por simples falta de amor... é isso: falta de amor (!) a pessoa nos feriu daquele jeito. Falta de brio! De integridade! De somente saber o que quer de verdade.
A gente pensa que um ataque direto contra a gente não teria conseguido nos agredir daquela forma porque seríamos fortes, estaríamos prontos! Mas quando é esse tipo de "ataque"... o ataque de quem se recusa a lutar! LUTE! Me xingue, me rasgue, me odeie, me ame, REAJA! RESPIRE, faça QUALQUER COISA! Mas você sentou no chão, ou começou a jogar joguinho no celular! Sei lá! Uma coisa assim bem de quem não tá dando importância ao que tá acontecendo... Você ficou parado olhando... Você deu meia volta e bateu em retirada. "O não-lutar" é o pior golpe. Ferir de morte é dizer: "você não vale o esforço da luta".
E então você me olha e se ressente... porque meu olho é duro como faca. Acho que é sim, viu?!
Eu até posso acreditar que você se importe, que esteja sofrendo... mas por que você não reagiu? Por que? Por que ficou ali, passando aquela impressão que você SABIA que eu ia ter de que não ia lutar? Eu não vou pensar que "ela sabe o que é melhor pra ela"... "ela sabe que eu gosto dela"... "ela sabe que eu quero estar com ela"... O que eu sei é o que você demonstra! O que você diz na hora em que eu preciso ouvir! Eu sei é que você não fez absolutamente nada. Isso que eu sei. Que não é de confiança quando eu precisar que lute por mim! Cadê aquilo de homem-caçador, mulher-leguminosas?
(Aaarghhhhhh! Seja homem, rapá!)
Nenhuma mulher quer um homem que não esteja disposto a enfrentar o mundo por ela.
NENHUMA MULHER QUE UM HOMEM QUE NÃO ESTEJA DISPOSTO A ENFRENTAR A SI MESMO POR ELA.
Ficar com uma mulher é uma luta diária e eterna pra o homem. Vai contra a natureza dele. É Freud, É Shopenhauer! O homem precisa lutar contra si, contra o meio ambiente, precisa conquistar a mulher diariamente, precisa ser guerreiro, sagrar-se cavalheiro! Igual Vinícius de Moraes disse no texto "Para viver um grande amor"! Ele disse ainda que "para viver um grande amor, vos digo, é preciso atenção como o "velho amigo", que porque é só vos quer sempre consigo para iludir o grande amor. É preciso muitíssimo cuidado com quem quer que não esteja apaixonado, pois quem não está, está sempre preparado pra chatear o grande amor"...
O homem não pode dar pra trás jamais. Nunca. Nem a mulher. Ficar junto é desafio diário. Um precisa ser o tronco da mangueira onde o outro precisa encostar.
É muito ruim se sentir um bicho ferido. Uivando. Grunhindo. Perdido de um lado pro outro da clareira... Não sabendo ao certo se chora, se corre, se senta no chão. Lembramos que temos que ser fortes. Fortes e duras.
Talvez se eu tivesse sido mais dura... Menos emocional... Menos empolgada... Com menos expectativas! Menos sonhos. Cada vez que você me fere me faz um bicho que fere mais. Faz de mim uma coisa mais sem controle. Penso que tenho que ser assim...
Só que você não entende minha mudança. Você não percebe que existe uma razão pra que eu lhe ataque. Lhe provoque. Estou lhe ferindo de volta. Acho que no fundo, no fuuuundo minha esperança é que você me mostre o quanto estou errada. Que não vai mais me machucar. Que vai é cuidar de mim. (Ufa! Não preciso mais ferir ninguém!) Quero que você deixe de fazer as coisas que me ferem. Que me consomem. Que me deixam na defensiva, na ofensiva, que me deixam acuada e ao mesmo tempo agressiva.
Mas isso não acontece. Ao contrário. O que acontece me deixou mais arisca. Semana passada mais que a anterior. Hoje mais que ontem. E você não ia aguentar muito tempo. Eu sou muito boa em ser ruim. Só que eu não gosto. Não quero mais. Quando isso vai parar? Não sei... Agora é que eu não sei mesmo.
Você me disse que eu destruo SEMPRE a sua mais romântica ilusão.E que destruo sempre com minha palavra o que me incomodou...Acho que é sim, viu?
Agora que tive your full atention!
(Sei que parece a "clássica maneira errada", mas é verdade)
E as minhas mais românticas ilusões? Você sabe o que fez com elas? De que forma as despedaçou?
E sou um bicho brabo. Venho e cutuco na ferida. Vou lá e falo aquilo que vai lhe magoar, que vai mexer com seus brios. Falo e em seguida me sinto mal. Mas sigo, como o tronco duro da mangueira, como a água que não pergunta se pode passar. Porque já "prevejo" o futuro, e assim acho que até o estou atraindo.. mas NÂO sei de que forma parar esse processo. Sou bicho ferido.
Até os 48 minutos do segundo tempo espero que você salve toooodo mundo!
Que você veja tudo o que está acontecendo e salve a princesa (que sou eu, claro!) Mas você não vem.
Não importa que palavras eu use... que ilusões eu destrua. Nada muda. Tentei ser legal e construir castelos de sonhos... e você não entendeu nada. Tentei lhe rasgar e lhe sacudir e apertar suas vísceras... e você não entendeu nada!
E na hora definitiva, em que eu, bicho ferido cansado, suado, ensanguentado, engolindo o choro, exausto olho pra você no campo de batalha.. esperando por qualquer coisa! QUALQUER uma... que você responda às minhas provocações, que levante a bandeira branca e traga uma caixa de band-aid... sei lá! Que seja! Que mostre que tem brios e testosterona! O que você faz? Olha para os pés e vai embora...
"Cachorro mordido por cobra tem medo de pau..."
Você não lutou. Você correu.
E eu deixei. O que eu podia fazer?
Não sobrou sonho nenhum. Nem esperança nenhuma. Nada. Não tenho no que me agarrar, a não ser em mim. Minhas palavras foram levadas pelo vento, e você não disse nada que o vento pudesse me trazer. Você ficou calado vendo tudo desmoronar.
Quão diferentes duas pessoas podem ser?
Todo mundo é lobo por dentro.
Mas nem todo mundo é lobo mal pra sempre
Eu acho que por trás de todo bicho que se sente amado, tem um bicho que ama...