Aaaaahhhh... L´Amour!!!
O Amor é lindo... mas a pergunta que não cala: é de vidro??? hahahahaha
Owwwwwww! Nãaaao! Não vou detonar o Amor hoje, né? No dia de São Valentim!
Muito bem... Primeiro a cultura. De onde vem o Dia de São Valetim ou, pra ser mais chique: Valentine´s Day?
Tuuuudo começou em Roma durante o governo do imperador Cláudio II que proibiu a realização de casamentos com o objectivo de formar um grande e poderoso exército (de homens solteiros, claro!). É que Cláudio acreditava que os jovens se alistariam com mais facilidade se não tivessem família (huuum.. faz sentido... mas que hominho ruuuuim, hein?!). Só que sempre tem aquele cara gente boa, disposto a comprar uma briga em nome do Amor, né? Em Roma o nome do santo - literalmente hoje em dia - era Valentim (Oooohhhh!!). O nosso "valente Valentim" era um bispo que desafiou a lei e continuou a celebrar casamentos em segredo (desafiou in off, digamos assim...). Só que tooooda história tem também aquela "alma sebosa recalcada e mal amada" e Valentim foi descoberto, preso e condenado à morte (muuuuito triste isso, né? Indignante!).
Na prisão, Valentim recebia flores que eram jogadas junto com bilhetes de jovens que diziam que ainda acreditavam no Amor... um desses jovens era uma garota cega chamada Asterias que era filha do carcereiro e acabou conseguindo a permissão do pai para visitar Valentim (UAU, hein!? Parece história de filme!!! Mas é real... eu acho.. bom.. Valentim existiu!). Os dois acabaram se apaixonando (claro!) e milagrosamente a jovem recuperou a visão... Nesse meio tempo o bispo escreveu uma carta de Amor para a jovem e assinou: “de seu Valentim”! A expressão até hoje é utilizada! Tcharaaaaaaaam! Como história de Amor, ainda mais em Roma, tem que ser trágica, nosso Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270. Em sua homenagem muitos países celebram o dia dos namorados nessa data.
No Brasil o dia dos namorados é comemorado em 12 de junho... Eu seeeeei... Qual o sentido, né? Bom... Dia 13 é dia de Santo Antônio, santo casamenteiro de tradição portuguesa, mas os historiadores acreditam que a idéia do "12 de junho" surgiu no comércio paulista, aproveitando o gancho do dia de São Valentim e a idéia de troca de presentes por sugestão do publicitário João Dória... Eu seeeei!!! Nem me fale do assassinato que isso é ao romantismo!!! Maaaaas... vamos olhar pelo lado bom: podemos comemorar o dia dos namorados duas vezes, e hopefully receber presentes duas vezes no ano! Só que também temos que dar gastar duas vezes! hehehehehe Aaaahhh! E que ter namorado(a) - detalhezinho básico!!!
Requisito histórico devidamente preenchido... voltemos ao que interessa: a magia, o Amor, a Paixão... o romantismo e todas essas sensações gosmentas e deliciosas que algumas pessoas podem até DIZER que não sentem o menor apelo, mas que tooooodo mundo quer experimentar.
Não vou ser muuuuito melosa... Já tivemos oportunidade aqui no blog de falar sobre o Amor de modo mais profundo, mais filosófico. Hoje eu me sinto num ânimo mais "filoleso" mesmo... hahahahahaha Então minha proposta é ser light, ser fun, ser inebriante!
Uma vez quando eu era mais nova comecei a pensar que era muito difícil encontrar uma definição satisfatória pra o Amor em uma canção (mais alguém já parou pra pensar nisso?)... nem uma definição "legalzinha" ninguém dava conta de desenrolar. Não sei se é porque é um sentimento, uma coisa subjetiva... se é porque é um conceito aporético, indefinível. Sabe... é que de um modo ou de outro quando se fala sobre amar ou ser amado é inevitável que em determinado momento a gente pense: "Puuutz! comigo foi desse meeeeesmo jeito"... ou "você também?!"... e haaaaaaaaja coincidências de como amamos e somos amados e sofremos e nos surpreendemos com o amor de uma forma mais ou menos parecida,. Aíiiiii siiiim... existe um montão de música falando disso: amar e ser amado (ou e não ser amado... ou até não amar)!
Quando eu estava escrevendo a história no nosso amigo Val (Valentim...) lembrei de uma música de Vinícius: "eu sei e você sabe já que a vida quis assim, que nada nesse mundo levará você de mim, eu sei e você sabe que a distância não existe e todo grande amor só é bem grande se for triste, por isso meu amor não tenha medo de sofrer, pois todos os caminhos me encaminham pra você..." Essa é uma das minhas preferidas! Linda, né? E combina comigo! hahahahaha E com um monte de gente que está lendo esse post ou combina agora, ou já combinou um dia... ou talvez ainda vá combinar no futuro... Aaaahhh! L´Amour!
Sabe? Vou chamar tudo de Amor, hoje! Não vou diferenciar Amor, Paixão, Empolgação, Obssessão, Ilusão, Afeto, Carinho, Costume... Hoje, no dia de São Valetim, só existe AMOR! As diferenciações que são muitas, acredito eu.. algumas, como eu disse.. já até viraram assunto do blog num ou noutro post... hoje são menos importantes. O Amor hoje (só hoje? talvez....) é uma coisa só! Aquelas borboletas no estômago! Aquele bom humor ridículo! Aquele sorriso idiota pregado no meio da cara! O Amor hoje é aquela insegurança desesperadora! Aquela saudade que dá falta de ar e machuca fisicamente! O Amor é aquele monte de sonho sem nexo e que faz toooodo o sentido! É o avanço tecnológico que nos permite quaaaaase telestransportar (se não fosse pelo quaaase, hein?!). O Amor é tudo que Camões falou... Que São Paulo disse na famosa Epístola aos Corínthios! O Amor é tudo de profundo e tudo de mais bobo! É rir à toa... é chorar à toa! É fome e é falta de apetite... O Amor faz a gente reformular toda nossa vida... depois virar tudo ao avesso e pôr de cabeça pra baixo, achando que somos as pessoas mais espertas do mundo! E somos mesmo! E nos dá um monte de medo... medo de dar tudo errado (e de dar tudo certo!)! De sofrer... De ser feliz demais! Mas dá também coragem... ele vicia, ele inspira, ele dá lucidez e depois tira... tira e depois devolve! Que coisa linda, que coisa louca que é o Amor...
Ninguém é imune ao Amor. De nenhum tipo. E não adianta esbravejar, hein? Toooodo mundo quer ser amado. TODO MUNDO! Amor de mãe, de pai, de filho, de vô e vó... de marido, namorada, noivos! Amor de amigo, irmão e irmã, primos, tios... Amor ao próximo.. Amor à Deus... Amor à natureza e à vida. As vezes o tal do Amor-próprio é meio complicado, meio traiçoeiro... nós exigimos muito de nós mesmos e ficamos ali... naquele impasse... mas, EI!!! Você quer se amar também!!! Quer sim!!! Você se ama.. nem que seja escondido de si mesmo!!! Pode apostar...
Todo mundo já amou alguém e já foi amado. Nem que seja uma lembrança distante. Nem que seja contra a vontade "consciente". É mais forte do que nossa "vontade"... É como respirar! Quando você menos espera você está amando e sendo amado, não porque é uma pessoa maravilhosa (e não que você não seja), mas é que quando se ama, se ama "apesar de" e não "por causa de". A gente ama e pronto! Acabou-se! Num tem jeito... se esse amor vai durar pra sempre... bom... trick question! Depende. Depende do tipo de amor... e depende de quem você ama. Eu tenho essa minha teoria (claaaro que eu tenho uma teoria! hahahahaha): se alguém lhe ama, só você pode destruir isso, mais ninguém no mundo! Somos responsáveis por quem cativamos, já dizia o Pequeno Príncipe. Se você cuidar bem do sentimento que nutrem por você, ele nunca vai se esgotar. É isso que eu acho. Mesmo mesmo meeesmo. De verdade mesmo! Lembram de um post meu que dizia: "saber amar é saber deixar alguém te amar"? (É isso mesmo! A música de Paralamas!).
A gente ama aquela criatura mal humorada, a gente ama aquele sujeito teimooooooso, a gente ama aquela figura briguentaaaaaaaa, a gente ama também aquele lá tooooooodo não-me-toque, aquela mimada, o dono da verdade, a manteiga derretida, a chata de galocha, a chorooooona emburrada... enfim! Não adianta! A pessoa pode ser o que for (Ufaaaaaa! É a minha sorte, hein?!) sempre vai ter um mais doido do que ela que vai amá-la incondicionalmente... =)
Ahhh! E esse doido vai ter um mega problema também! Sei lá! Mal hálito, chuta enquanto dorme, cinco ex-esposas, vai ser argentino! Não sei! Mas vai ter alguma coisa nele irresistivelmente amável... E como não amar quem nos ama? E como não reconhecer um grande Amor nos olhos de alguém com quem você vai ser feliz?
Feliz? Por quanto tempo? Um dia? Um ano? Uma vida?
E Q-U-E-M S-E I-M-P-O-R-T-A ?
O importante é o Amoooooooor! Aaaaahhh L´Amoooouuuuuuur!
Vão dizer que não assistiram "Um amor para recordar?" hahahahaha Assistaaaaaaam! Eu, particularmente recomendo o livro! Moorrrriiiii de chorar! Mas é lindo. Outro tipo de Amor? Amor de mãe e filho... Morrrriiiiii de chorar também... tava no avião voando de Recife pra Natal e soluçaaaavaaaa! Tava quase engraçado... Inesquecível e real: "O Pequeno Médico"... Um minuto a mais de amor (um minutinho!) compensa muita coisa. Quando eu digo "muita coisa" é MUITA COISA mesmo.
Huuuum... O amor e o chororô andam meio que juntos, né?
Paciência... não é por acaso que Afrodite, deusa grega do amor era tão... eeeh... geniosa e cheia de subterfúgios. Mas não vamos confudir as coisas, hã? Todo mundo sabe que os deuses gregos não são o melhor exemplo de virtude, mas nem por isso virtude deixa de ser virtude, Amor deixa de ser Amor e a rosa deixa de ser a rosa... Você sabe... a flor com espinhos.
E hoje é Valentine´s Day! Então nada de "borocoxismo". O melhor é só esvaziar a cabeça e deixar fluir as emoções gostosas... suaves... sonhar, idealizar, imaginar, viajar na maionese!Chorar só se for de alegria... de emoção!
Não é preciso nem estar com alguém pra curtir o Amor! hahahahahahaha As vezes, dependendo do seu caso, facilita até não estar, hein!? Porque aí você pode "desenhar" alguém do jeitinho que você queria, que você merece, ué! "Temporada de Caça ao Amor da Sua Vida" aberta!!! Go and get them, baby! Sei lá! Idealizar é bom... nenhuma restrição! Se, de repente, você tá com alguém, mas também essa pessoa não é ááálá essas coca-colas... huuum... tecnicamente sonhar com uma "tampa" que encaixe melhor na sua panelinha não é traição, é? Se for alguém imaginário?! hehehehehehe Ooooolhe, oooolheeee! Imaginário, hein?! hahahahahahahahha
Eu, graças a Abba, estou toda amandinho... só que o negoço é meio complicado, né? Eu falei que ele mora em outro país, né? Afeeee! É que se não fosse complicado não era eu! hahahahahaha Dããããa! Mas vamos ver... Quero pensamentos positivos, tá??? Pleaaaaaseee! Esse é o meu ano, lembram?
Então é isso, meu povo e minha pova! Finzinho de dia, estou ainda no trabalho... Vou terminar umas coisas aqui e ir pra a academia. Altamente mega-ultra-extra romântico, né? hahahahaha Fazer o quê? Mas sonhaaaaaar eu posso! E ficar imaginaaaaando... bem ridícula... bem com cara de retardada eu posso! :) Vai ser meu programa de depoooooois da academia! hahahahahaha
O que eu desejo a todos é um feliz dia de São Valentim. Que possamos hoje reviver a inocência do Amor. Um Amor sem cobrança, sem mácula, sem dor, sem tristeza e sem decepção. O Amor pelo qual São Valentim perdeu a vida... aquele puro, que faz as pessoas acreditarem que tudo é possível, e que as vezes, torna realmente possível o impossível, como aconteceu com Asterias. Que aconteça comigo. E com você.
Feliz dia Internacional do Amor!










Nenhum comentário:
Postar um comentário