"Felicidade é estar de acordo consigo mesmo".
Luis Buñel
Eu, você, todos nós e cada um de nós somos pessoas excepcionais. Fantásticas. Master mega blaster ultra power jason jobster wong crazy wow!
Temos algo que nos torna únicos no meio da multidão, especiais, distintos e insubstituíveis. Dignos de muito amor e de muita felicidade.
Sim, somos iguais. Não somos melhores que ninguém. Mas também sim, somos todos diferentes. Merecemos atenção, afeto e reconhecimento. Merecemos sermos amados e valorizados e temos também que entregar ao outro esse nosso tesouro, nosso "elixir" secreto, essa nossa "coisa" que depois que ele - o outro - provar, entenderá o quanto somos especiais e irá nos olhar como criaturas inigualáveis. É como disse a raposa, no Pequeno Príncipe, "quando cativas alguém, te tornas único no mundo para ele, e ele único no mundo para ti".
E isso é com mãe, pai, irmão, amigo, vizinho, professora, babá, namorado, sogra, com todo mundo. Cativar é exercício contínuo.
Tudo muito bem, muito bom... E aí a gente se decepciona, se ressente, se encabrunha. Claro! Porque faz parte. É natural... é decorrência de estar vivo, de respirar. Não é banal, nem devemos ser indiferentes a isto. Só que irá acontecer.
E aí vem aquela velha história: o importante não é o que acontece a você, é o que acontece com você quando algo acontece com você. Isto é, é como você irá sair destas experiências, sejam negativas e até sejam positivas.
Dizem que "cachorro mordido de cobra tem medo de pau".
Tem uns que não. Mas deviam. E tem uns que sim... mas também é demais... putz! É só um pau! Entende? Uma experiência ruim deve deixar a pessoa mais ressabiada? Beleza? Mas não deve impedí-la de viver. Pelo menos de navegar.. hahahahaha
"Navegar é preciso, viver não é preciso..."
Por que estou escrevendo hoje? Estava pensando... eu sou um "cachorro" meio sem noção. Teve ocasiões na minha vida nas quais pensei: "não preciso passar por isso", "não vou mais passar por isso", "se isso voltar a me acontecer eu vaso!" hahahahaha E o que eu fiz quando voltou a me acontecer? Nada. Fiquei lá.. vendo se a cobra ia picar mesmo... se não era um pau.
Então resolvi escrever. Escrever sobre as oportunidades que temos de sermos felizes. De sermos queridos, de conquistarmos coisas boas. Sobre o tanto de pessoas com as quais cruzamos nas nossas vidas que querem a nossa felicidade, o nosso sucesso, o nosso amor. Resolvi escrever sobre isso para mim e para vocês, para que pensemos sobre isso um pouco. Para que tenhamos um pouco de consciência a respeito da infinidade de oportunidades que Abba põe em nossas frentes de que toquemos o céu.
Por que tantas vezes viramos as costas a tantas destas coisas para insistir naquilo que não é tão bom? Naquilo que não é tão possível? Não que seja ruim. Não que seja mau. Mas não está ao nosso alcance e nós sabemos. Mas queremos insistir no que não é nosso, no que não podemos ter. Deixamos de aproveitar oportunidades reais, de buscar coisas palpáveis, e pra quê? Pra insistir em "possibilidades" cujos resultados, sendo francos, já vislumbramos. Não. Para nos sentirmos insuficientes, falhos, fracassados. E nós somos excepcionais! Somos fantásticos. Somos milagres.
Sabotagem. Auto-sabotagem. Chega.
Nascemos para sermos felizes. Não digo plenamente felizes. Mas felizes. Placidamente felizes. Regularmente felizes. E isso não é muito mais do que poderíamos pedir? E não é mais do que muitos temos? E não é exatamente o que buscamos? E por que a sabotagem? Por que sistematicamente abrir mão disso? Por que acordar triste pela manhã sentindo falta de algo que não se sabe nomear? Uma saudade estranha?
Pois é possível nomear. Saudade de sentir-se feliz. De encontrar-se em si mesmo. De não estar se ferindo em sabotar o próprio espírito. Chega! Todo mundo já foi feliz assim, sem estar ferindo a si mesmo, e sabe do que estou falando. Todo mundo já acordou um dia se sentindo estranhamente feliz... inexplicavelmente bem... rindo à toa! Tão boooom! Uma sensação de "fazer parte"... de que ia ficar tudo bem. E por que a maior parte da nossa vida tem que ser o contrário disso?
Se um dia você jurou que não iria mais se submeter a uma situação de tristeza desmerecida. Se não ia mais esperar pelo que não vem... Procure se lebrar quando for necessário e cumpra com o prometido! Eu sei o que é isso. E sei que é difícil. Aaah se sei! Porque sempre achamos que iremos entortar o ferro. Que iremos vencer os desafios. Somos ninja! Mas a questão é exatamente essa: não precisamos disso. Não é mais gostoso assim. Não é mais bonito assim. Não tem mais mérito assim. Assim só dói mais e funciona menos. Só.
Os sentimentos, as companhias, os reconhecimentos... devem ser espontâneos. Assim que é bom. Assim que faz bem! Quando é sossegado, fácil, natural, beleza da creuza. Paremos de nos enganar. De PERDER tempo. De ser bobos, trouxas. A melhor hora para ser feliz? Agora! Ontem! Já!
Sorrir! Amar! Estar perto! Ter certeza! Segurança! Fé! Companheirismo! Amizade! Entendimento! Que delícia!
Vinícius de Moraes disse: "amigos não encontramos, reconhecemos". E se isso é a mais pura verdade com os amigos... que são uma espécie de amor, imagine com o amor-amor, que é outro amor... não precisa fazer ginástica, nem subir montanha, nem ter paciência.. precisa mesmo É DE TER. Quem não tem, não tem e pronto. Aceite e siga sua vida. É fácil? Não! Não é. Mas é inteligente. E por que tanta gente inteligente fica tão estúpida nessa hora? Não sei. Eu também! Por que achamos sempre, em tudo na vida, "que comigo vai ser diferente"? Mas NÃO vai! "Eu não vou sofrer acidente", "Eu não vou tirar zero na prova", "Meus pais não vão morrer", "Meu coração não vai partir", "Eu, ele vai aprender a amar", "A mim ela não vai trair"... Meeeeeeeeu amigo!!!!
E o que isso muda? Nada. Porque ninguém é especial nesse sentido que você quer. Você vai sofrer um acidente se beber, vai tirar zero se não estudar, seus pais vão morrer, ele vai quebrar seu coração porque ele gosta dela, ela vai te chifrar porque ela chifrou todos os outros. É a VIDA. Com você não é diferente porque você não tem o poder de mudar o outro nem de mudar a ordem natural das coisas... Lei da ação e reação.
Nós temos que mudar o que depende de nós. Ninguém muda o outro. Quer mudar o mundo? Muda naquilo que depende de você... Ao seu redor! O seu mundo! O outro não é o seu mundo. Hel-low! Sacou? Claro que você consegue, afinal você é uma pessoa fantástica! Lembra? Você é o Cara! Filho ou filha do Cara! Irmão ou irmã do Cara.. de J.C... Jesus Man! Bota quente e mostra que você não veio no mundo a passeio. Toma as rédeas da sua vida e vá ser feliz agora! Right now! Yes U Can. Obama pôde, todo mundo pode! hhuahuahuahuahua
Você pode passar num concurso, na OAB, se curar de um câncer, encontrar o amor da sua vida, ter a casa dos seus sonhos, o emprego que você merece, o corpo que você sonha, TV a cabo! hahahaha SIM! Tudo isso e muito mais! Terminar a monografia, ser ministro do STJ, mudar de cidade, ter filhos, comprar um cachorro, viajar o mundo! Quer? Começa agora. Mexe o seu popozão! Parado é que não dá! Estuda, termina esse relacionado frustrado, trabalha duro, joga na megasena. vai correr, malhar, enfim! Dá duro, mermão, que as coisas não caem do céu! Pare de se sabotar pelo amor de DEEEEUSSS! Corre atrás que "o que é do homem o bicho não come". O que é seu está guardado, mas vai ficar guardado, a menos que você vá lá buscar! Não vem numa bandeja não... nem cai do céu. E se fosse assim, bááá! Se fosse assim a gente sabe bem, né? O ditado não é "de graça até bilhete premiado"... ninguém fala bem do que é de graça. Go and get it, baby!
Tem que dar duro! Rebolar! Meter a cara! Sair da zona de conforto... tem que dar o sangue, e enxugar o suor... não é só beber a cerveja.
A vida é bela. É MARA! O céu é azul, temos água, comida, energia. Saúde? Nem todos temos o tanto que gostaríamos, mas temos que baste para corrermos atrás! Dinheiro? Nem todos temos o tanto que gostaríamos, mas temos suficiente que baste para multiplicarmos se batalharmos. Amor? Podemos não ter de quem queríamos ou tanto quanto achemos (ou de fato) mereçamos, mas existe um mudo de gente aí disposta a nos dar amor e, no entanto, estamos fechados, esperando por quem já sabemos que não tem disposição... quem está errado: quem não nos ama ou nós? Sucesso? É um investimento! Estudos, trabalho, dinheiro, viagens, TV a cabo, casa, carro novo? Nada disso cai do céu! Tô falando alguma novidade? Não é como se eu fosse uma "gênia" e tivesse descoberto um novo continente ou a antimatéria!!!
Sabe? Ninguém NUNCA disse que era fácil. É difícil pra caray. Maaas, quando não desistimos... PUTZ! Coooomo vale a pena. É a diferença entre estar vivo e viver.
Esses dias uma pessoa me perguntou se eu gosto de viver. Bom. Eu respondi que depende. Hahahahaha E aí essa pessoa sorriu e disse que desistia. A verdade é que "estar vivo" é legalzinho. Sabe? Depende bastante do que a pessoa acredita também... mas para estar vivo ser massa, viver tem que ser muito bom. Eu gosto de viver. Sim. Só que a verdadeira pergunta que ele estava me fazendo, naquele contexto, era se eu gosto de estar viva... aí que depende. De viver eu gosto pra cacete! E aí? Eu tenho vivido? Huuuum. Menos do que um dia... sabem? Me dei conta disso. Tô vivendo menos. Viver e ser feliz estão bem próximos, sabem? Viver, meramente tentar viver, faz a gente feliz. E quando se vive, é bom estar vivo. Estar vivo te proporciona viver. Senão, tudo não passa de existir... e existir... não tem graça nenhuma. Uma pedra existe, e um copo, e uma flor. Existe beleza, existe propósito, mas não existe "joy". Pode até existir "vida", mas, e Abba me perdoe, eu sou ambiciosa demais para existir: eu quero extrair e espalhar felicidade.... pode até ser sem propósito.
E eu tô falando isso porque aplico todos esses conceitos revolucionários à minha vida? NÃO! Estou falando porque: primeiro!!! Falar alivia dores emocionais.. já dizia o velho, bom e disgramado do Shakespeare. Segundo... porque parece que a gente esquece esses trens de vez em quando. Já que ninguém vem, me bate na cara e me fala essas coisas, eu mesma me falo, que é meio que uma tapa de luva de pelica... se bem que eu precisava mesmo era de uma marretada na cabeça com uma barra de ferro cravada de prego enferrujado! Trem que não aprende nunca, eu!!! Afeeee! Bichinha mais teimosa! Cabeça dura... bicuda, bocó!
Quantas vezes tomei a resolução de não insistir no que não vale a pena e não me faz feliz? Nem sei! Perdi as contas! E quantas vezes insisti mesmo assim? Ráááaáá´! Paciência! Não sou menos linda maravilhosa mega power blaster extra plus por causa disso. Sou apenas humana. Isso pressupõe lerdesa e necessidade de apanhar na cara mesmo! hehehehehe E lá vamos nós! "Abençoados por Deus e bonitos por natureza, mas que beleza, em fevereiro tem carnaval... Eu posso não ser um band leader, pois é, mas assim mesmo lá em casa todos meus amigos, meus camaradinhas me respeitam, pois é, essa é a razão da simpatia do poder, do algo mais e da alegria".
Pois muito bem. Estamos na metade de julho. E julho é a metade de 2012. O ano está voando, que é o que os anos fazem: eles voam. E nós estamos fazendo o que? Nada. E não é nadando (o que os peixes fazem), é nadando do verbo fazer NADA mesmo, que é o que as pessoas lerdas e tapadas fazem.
Bom. Tudo muito lindo (cof, cof), muito bem (cof, cof, cof), mas é hora de ACORDAR! Acordar pra J.C. - Jesus Cristo da Silva, acordar pra cuspir, acordar pra bater e até para apanhar. A-cor-dar!
Dá tempo de um monte de coisa. Sabe? De correr atrás! O passo número um é assumir o que é que queremos... ou pelo menos o que não queremos? Quais são as coisas das quais não abrimos mão por mera conveniência, mas que sabemos que não nos fazem bem? No que estamos nadando contra a maré e precisamos abrir mão para começar a ser felizes? As vezes insistir naquilo que sabemos que não é para ser nosso é muita perda de tempo... tempo que poderíamos estar descobrindo coisas novas, conhecendo pessoas, NOS conhecendo, NOS curtindo! Ora, se você não se curte, prefere ficar insistindo numa circunstância na qual não está sendo valorizado, está enviando uma mensagem ao Universo de que não vale a pena te curtir, investir em você: nem você mesmo se curte! Prefere ficar perdendo tempo. Sacou? Campanha de combate à auto-sabotagem! Right Now! Right Here! Presta atenção ao leriado, saca só : tão me dando valor? BEM! Não tão? AMÉM! Beijo e não me liga!
É fácil? Não!!!! É flórida! Complicado demais... E a gente escolhe do que gosta? E é fácil deixar o conhecido, o cômodo? Nããããooooo! oh God! Huum... E valer a pena? Vale a pena? Sim. Oh yes! Como tudo que é difícil.

Não dá pra sair assim, mudar assim... no grito? Beleza. É justo.Vai se preparando. Se imunizando. Pensa nas vantagens da sua nova vida. Nas coisas boas que te esperam... em tudo aquilo que você está abrindo mão hoje e que não vai mais precisar deixar de fazer depois... nas pessoas que não está conhecendo, nas viagens que não está fazendo, no tempo que não está dedicando a você... isso fortalece muito a pessoa. Pense daqui a cinco anos. Três anos. Pense como as perspectivas melhoram quando você toma uma atitude pro seu bem! Pense como elas melhoram mais rápido quando você toma uma atitude mais rápido... porque as mudanças chegam antes! Mudanças boas. Pense que irá malhar e ficar saradones... pense que fará amizades, que sempre existem sensações a serem vividas... Sim, você está se privando de coisas também. Se privar é válido, desde que você esteja feliz. Não está? Então não vale. Fomos feitos para sermos felizes. FELIZES.
Então vai lá, levanta, sacode a poeira e comece hoje mesmo o resto da sua vida. Depois se você esquecer, se vocês esquecerem ou se eu esquecer e começarmos a fazer asneiras outra vez... no problems: vamos tuuuuuuudo de novo... E tantas vezes quantas forem necessárias para que viver valha a pena. Né não?
A gente merece e a gente há de ser feliz, amado, surpreendido positivamente. Basta tomar essa decisão. Isso não é sorte, é uma decisão.
"Você nunca será feliz se continuar buscando saber em que consiste a felicidade; você nunca viverá se continuar buscando o sentido da vida."
Albert Camus
Nem quero mais ter razão! Mané ter razão! hahahahahaha Quero ser feliz. Até dizem que eu me acho a dona da verdade e eu respondo (rsrsrsrs): "Não tenho culpa se estou sempre certa... não é de propósito" Falta eu dizer que preferia mil vezes estar errada e viver FELIZ FELIZ FELIZ igual pinto no lixo.
Você sabem que Abba é muito meu chapa. O melhor pai que eu poderia ter. E Ele sempre quebra meus galhos e cuida tão bem de mim que até me deixa meio mimada. Não posso reclamar. Tenho uma vida muito privilegiada e estou em muitas coisas num momento muito abençoado. Agora é só extrair desse meu momento todas as alegrias e oportunidades que ele me propicia. Principalmente estudando e cuidando da minha saúde. Mente e espírito. O resto vem muito em consequência. A gente tem que parar com essa mania feia de não se cuidar e, como se não bastasse, detonar o emocional com pensamentos e atitudes que não nos levam pra frente. FALA SÉRIO! Se entre você e a sua felicidade IMEDIATA falta uma atitude SUA, então de quem é a culpa por você não estar feliz? De Fulano que não é! Capisce? Para de ser besta! kkkkkk
Se as coisas (ainda) não são como deveriam, se não são perfeitas... tá tudo bem. Tá tudo bem mesmo. Viu? Tudo bem. Eeeei! Tudo bem. Fica numa boa. Ninguém precisa ser perfeito. Ninguém precisa ganhar um Pulitzer nem um Nobel. Tá tudo beeeem. Estamos aqui. Cada dia é uma nova oportunidade. Não deu hoje? Tem amanhã... tem depois.. tem depois. Um ano é pouco? E 10? E 50? E 80? A melhor hora? É a sua. Tudo a seu momento. SEU momento. Não o MEU, o SEU. Então sinta-se bem. Respire, se reconcilie consigo mesmo. Sinta-se grato. Simplesmente grato. Pelo que? Pelo tempo. Pelo ar. Pelos dias. Pela oportunidade de estar aqui e de fazer com essa "estadia", com a sua vida, o que quiser. E então, considere a ideia de pensar em ser feliz.
Então, é isso! Sinta-se linda ou lindo. Esperta ou esperto. Abençoada ou abençoado. Feliz! Porque você é! Sim! SIIIIIIM! A diferença, muitas vezes, entre vivenciarmos ou não uma sensação é, simplesmente, nos darmos conta. A distância é um mero pensamento. No mais: não "nademos". Andemos, corramos, nos arrastemos, mas chega de nadar. Ser heróis - e lá vem Shakespeare novamente - não é ter um superpoder, é fazer o que é preciso ser feito, enfrentando as consequências. Cresçamos! Sejamos os nossos heróis. Nos salvemos. Esperar pelo outro não vai resolver. Superman, mulher maravilha ou lanterna verde, cada um tem sua vida para cuidar.
Existe um herói em você (por incrível que pareça?). E existe um vilão, que é danado pra conseguir aplicar o golpe dessa tal auto-sabotagem. Ainda bem que dizem que, no final, o bem sempre vence o mal. Se não venceu ainda, é porque não chegou no final.
"A liberdade não existe, mas a busca pela felicidade sim, e é esta
busca que nos faz livres."
Carlos Fuentes