terça-feira, 1 de março de 2011

Aaah! Um tapinha não dói...


É com grande satisfação que venho hoje dizer que começo a ter esperança de apresentar num futuro não distante, com toda a dignidade, a minha cara a tapa.

Isso mesmo! hahahaahhahahahaha... Tudo o que eu quero é dar a cara a tapa!!!!

Estou falando da nossa recém eleita presidentinha Dilma. Pois não é, gente... que estou com esperança de poder dar a minha cara a tapa pra a danada da Dilma, a quem resisti taaaaaanto? Será que é por isso que dizem de nós: "Sou brasileiro e não desisto nunca"?

Tenho visto, mantendo minhas reservas de incredulidade, que a nossa governante eleita está agindo com os pés bem presinhos ao chão e distante das medidas populistas e "bonachonas" que me despertavam tanto repúdio ao seu antecessor Luis Inácio Ninguém Merece da Silva Sauro.

Não estou dizendo que fico feliz pelos cortes em bolsa família ou no programa Minha Casa Minha Vida (até porque este corte especificamente não é um coooorte, depende da segunda fase do programa e a verba já liberada excede aquela utilizada em 2010)... mas também estou dizendo que fico feliz, sim senhor! Porque acho que a pessoa tem que trabalhar a ralar pra ter as coisas (no caso do bolsa família, bolsa-tudo) e assistencialismo não é solução, é paliativo que se torna pulverizador de problema posterior.

Mas o que me fez ficar meio que quase impressionada foi a estória do corte de cinquenta bilhõe$$$$ nos gastos do governo! Isso equivale a mais ou menos 1,2% do nosso PIB e não é pouca coisa não, viu?! Se Dilma realmente conseguir segurar essa onda, faço questão de dar a cara a tapa, e quem sabe, oferecer a outra face... biblicamente falando e tudo...

Não é uma manobra pioneira... No primeiro ano do governo Lula (2003?) houve um corte de mais ou menos 14 bilhões, que equivaliam a menos de 1% do PIB e visava dar credibilidade ao bonitón. Só que a conversa agora é outra... Ano passado Lulito tentou cortar 21 bilhões mais ou menos... e depois mais 10 bi. Acabou liberando 23 bi no decorrer do ano... e olhem que esse valor parece que margeava 0,65% do PIB (não tenho certeza)...

Então, no mínimo, dona Dilma está sendo ousada, muuuito maaaacha e isso me agrada!

Outra coisa, super bem colocada por Guido Mantega (nosso cuti-cuti Ministro da Fazenda) é que a economia brasileira está crescendo num ritmo não sustentável. Segundo Mantega, em 2010 o PIB fechou o ano com crescimento em 7,5%, quando o ideal seria 5%. Para mim é preciso inteligência e coragem para assumir limitações.

Muita gente pode discordar e torcer o nariz. Mas eu fecho com o Ministro Mantega e não abro nem pra um trem. Quer dizer que se o Brasil pode se extrupiar porque não está dando conta do ritmo de crescimento e o Ministro fala isso ele é um covarde que quer derrubar nossa economia e não tem visão. Mas se o fabricante de um automóvel ou de uma máquina qualquer coloca ali as especificações de velocidade, temperatura e uso adequado, o cara é um gênio?! Como é isso?! Vamos trabalhar em cima das limitações! Beleza! Mas vamos enxergá-las! Dá-lhe Mantegão! Liga pra esse povinho cabecinha de caroço de ervilha não...

Não consiiiiiigo escrever sobre política dessa forma sem lembrar de Nico... Nicolau... hahahahaahaha Nicolau Maquiavel! Ali era O CARA, né?

Pois bem! Nico disse que se você não é o maior mega blaster ninja de todos os tempos, capaz de fazer tudo sozinho e de bombar em todas as áreas... destruir os inimigos, dar show na economia, enfim... se você é um simples mortal... seja um simples mortal safo-tabajara, né?! Tenha a inteligência e a humildade de se cercar de pessoas competentes e de tomar as devidas precauções pra nada sair errado.

Nunca dependa só de uma pessoa (mané braço direito... tenha um corpo inteiro!) e tudo bem que eles - seus assessores - sejam mais técnicos e inteligentes que você... mas seja mais esperto que eles.. ou saiba se resguardar da sua própria burrice. Ufa! Sacou?

Bom, Dilma não me parece burra. Non non non! Mas é mais esperta ainda porque está se cercando de uma equipe boa, e também tomando as devidas precauções.

Sabe uma coisa que eu adooooooorei? Me desculpem os que estiverem chateados.... O adiamento dos concursos e contratações. Sabem por que? Porque teve muita gente que votou nela (no PT) pensando nisso! E este não é um motivo - na minha opinião teimosa e firme - de se votar em ninguém. Já eu, não votei nela porque morria de medo de um monte de medida populista maluca... E estamos todos errados. Mas não estou feliz porque vocês estão errados e eu também. Estou feliz porque ela está se lixando pro que qualquer um de nós pensa e está fazendo o trabalho dela. Meu Deeeeus! Que emoção! Um presidente eleito fazendo seu trabalho e pronto! Alguém já pensou que isso fosse possível? Que existisse? É o pé-grande? E isso é correto. Me enche de aprovação :)

O salário mínimo foi votado num patamar que, eu suponho, é razoável... É o ideal para as classes menos favorecidas? Não... Mas é razoável. É coerente com a realidade econômica do país. É melhor do que o que tínhamos antes, não foi um ato irresponsável nem vai ser um impacto no bolso daqueles que precisam pagar um salário mínimo também... famílias de classe média ou média alta que tem um ou mais funcionários em casa, pequenos empresários, pais que ajustam a pensão de seus filhos pelo salário mínimo... todas essas pessoas não tem condições também de arcar com aumentos bruscos. Toda moeda possui dois lados. Governar é enxergar e sopesar lados.

Enfim. É sempre bom não possuir expectativas, porque o que vier será analisado livre de pesos e medidas. De todo modo, eu tinha expectativas. E eram ruins. E o que eu sinto agora? "Danem-se suas expectativas, Eduarda! Eu estou aqui para fazer meu trabalho, governar esse país e pronto!" hahahaahahhahahha Yhuuuuuuuu!!!! Aaaahhh... se for isso mesmo... SEEE for! Se não explodirem escândalos de calcinhas e soutiens e Caixa Dois e desvio da verba da manicure... Dona Dilma... eu terei o maior prazer do MUNDO em dar minha cara a tapa.


"Mas, se ergues da justiça a clava forte. Verás que um filho teu não foge à luta. Nem teme, quem te adora, a própria morte. Terra adorada. Entre outras mil és tu, Brasil! Oh, pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil. Pátria amada, Brasil."


... não, não... Presidenta.
 Um tapinha não dói.



*informações técnicas e dados retirados do site de notícias G1



Nenhum comentário:

Postar um comentário